​​​​ ​​

Informação Geral

O Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) é um sistema de etiquetagem voluntário de produtos não regulados que permite ao consumidor comparar o desempenho energético de produtos pela classificação do seu desempenho energético.

A etiqueta energética é a principal ferramenta de comunicação para o consumidor, transmitindo informação de eficiência e técnica sobre os produtos, permitindo fazer as escolhas acertadas conforme as suas reais necessidades.

A etiqueta SEEP alarga este conceito de classificação do desempenho energético a produtos não regulados pela Diretiva de rotulagem energética, mas que desempenham um papel fulcral no consumo e consequente desempenho energético dos edifícios.

Vantagens

A etiqueta SEEP permite comparar produtos, através de uma classificação direta e inequívoca. Tal como na etiqueta energética aplicadas aos eletrodomésticos, a etiqueta SEEP classifica o desempenho energético dos produtos numa escala de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficiente), permitindo assim uma comparação direta entre produtos, facilitando a aquisição de produtos mais eficientes.

Ao procurar um produto com etiqueta SEEP o futuro proprietário fica a saber quais as características de desempenho energético do produto que pretende adquirir e pode assim compará-lo com produtos da mesma família. Fica assim na posse de informação clara que facilita o seu processo de decisão e lhe permite escolher produtos mais eficientes que permitem reduzir o consumo energético da sua casa.

Além da classificação energética, a etiqueta SEEP inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual, e que permitem ao consumidor consultar na base de dados do sistema SEEP informação detalhada sobre o produto adquirido. Esta informação fica ainda acessível ao Perito Qualificado para que, aquando da emissão do Certificado Energético da fração onde o produto foi instalado, as mais-valias do mesmo possam ser consideradas e quantificadas na definição da classe energética, valorizando assim o imóvel.

Ao comprar produtos com a etiqueta SEEP o consumidor está a comprar a garantia de desempenho energético do seu produto. Esta garantia é dada pelo sistema que controla a emissão das etiquetas e assegura a fiabilidade e credibilidade da mesma, assegurando que o produto adquirido tem efetivamente o desempenho energético referenciado na etiqueta.

Significa benefícios:

  • Na escolha consciente de produtos energeticamente mais eficientes;
  • Na melhoria do desempenho energético da sua habitação;
  • Na redução da fatura energética da sua habitação;
  • Na disponibilização de informação exclusiva sobre o produto adquirido;
  • Na garantia que o sistema oferece na emissão e fiscalização das etiquetas;
  • No rigor e controlo de qualidade dos produtos com etiqueta SEEP.

Produtos Etiquetados

​​