Etiquetagem CLASSE+

Folheto DL triptico_Capa.JPG

 
A etiquetagem energética CLASSE+ é um sistema voluntário de classificação do desempenho energético  de produtos, equipamentos e soluções que alarga a aplicação do conceito de etiquetagem a situações ainda não abrangidas pela regulamentação europeia.

A etiqueta CLASSE+ é uma ferramenta de comunicação para o consumidor, disponibilizando informação sobre a eficiência energética e outros elementos técnicos característicos dos produtos. Essa informação, colocada de forma simples e num formato (etiqueta energética) já familiar às pessoas, ajuda a que os consumidores façam escolhas mais acertadas e que mais benefícios podem trazer em função das suas necessiddes.

Apenas as empresas aderentes ao CLASSE+ podem emitir estas etiquetas, estando por isso sujeitas a processos de controlo e de verificação da qualidade. Em paralelo à etiquetagem energética, a etiquetagem CLASSE+ proporciona formação técnica aos instaladores e agentes de mercado, contribuindo assim para a qualidade global das instalações.


Etiqueta CLASSE+

 
A etiqueta CLASSE+ permite comparar produtos, através de uma classificação direta e inequívoca. Tal como na etiqueta energética aplicada aos eletrodomésticos, a etiqueta CLASSE+ classifica o desempenho energético dos produtos numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), permitindo assim uma comparação direta entre produtos que facilita a aquisição de produtos mais eficientes.
 
Além da classificação energética, a etiqueta CLASSE+ inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual de identificação (ID CLASSE+). Este identificador permite ao consumidor consultar a informação detalhada sobre o produto conforme disponivel na base de dados do sistema de etiquetagem.

Folheto DL triptico_Interior 4.JPG

 

Vantagens

 
Ao optar por um produto com etiqueta CLASSE+, o consumidor fica a saber quais as características de desempenho energético do produto que pretende adquirir e pode assim compará-lo com produtos da mesma família. Deste modo, fica na posse de informação clara que facilita o seu processo de decisão e lhe permite escolher produtos mais eficientes que permitem reduzir o consumo energético da sua casa.
 
Esta informação fica ainda acessível aos peritos qualificados responsáveis pela emissão dos certificados energéticos dos edifícios, podendo assim ser facilmente considerada para efeitos de classificação energética do imóvel.
 
Optar por produtos com etiqueta energética CLASSE+ traduz-se em benefícios associados à:
 

    - escolha consciente de produtos energeticamente mais eficientes;

    - melhoria do desempenho energético da sua habitação;

    - redução da fatura energética da sua habitação;

    - disponibilização de informação exclusiva sobre o produto adquirido;

    - rigor e controlo de qualidade dos produtos etiquetados.

janelas_2.jpg
As etiquetas CLASSE+ já estão disponíveis para janelas e, em breve, estarão também para elevadores. Adicionalmente, estão já a ser preparadas etiquetas para tintas, isolamentos e outros elementos essenciais para garantir a eficiência energética das casas e edifícios.

Saiba mais sobre a etiqueta energética CLASSE+ Janelas.
 
​​