​​​​

SEEP Janelas

Ao procurar uma janela com etiqueta SEEP o consumidor fica a saber quais as características de desempenho energético do produto que pretende adquirir e pode assim compará-lo com outros da mesma categoria. Fica assim na posse de informação clara que facilita o seu processo de decisão e lhe permite fazer escolhas que permitem reduzir o consumo energético.

Veja aqui uma apresentação do SEEP Janelas

A classe resulta da avaliação do desempenho da janela no mês mais frio e no mês mais quente do ano, traduzindo a melhor ou pior capacidade de reduzir as perdas térmicas no Inverno ou minimizar o sobreaquecimento no Verão. Além da classificação energética, a etiqueta também inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado.

Junto à etiqueta comercial fornecida com a janela, está incluída também uma pequena etiqueta, incorporada no caixilho que garantirá a sua rastreabilidade.

Pesquise a sua janela etiquetada através do ID SEEP

Iniciativas de etiquetagem como o SEEP Janelas

Está a ser lançada uma iniciativa que pretende o lançamento a nível europeu de uma etiqueta energético similar à etiqueta SEEP Janelas, que permita comparar a eficiência energética entre as janelas na altura da sua compra. Veja mais informações em windowenergylabel.eu

​​
 

Benefícios:

  • Escolha consciente de produtos energeticamente mais eficientes;
  • Melhoria do desempenho energético da sua habitação;
  • Redução da fatura energética da sua habitação;
  • Disponibilização de informação exclusiva sobre o produto adquirido;
  • Garantia que o sistema oferece na emissão e fiscalização das etiquetas;
  • Rigor e controlo de qualidade dos produtos etiquetados.

As janelas com classes mais eficientes de desempenho vão potenciar poupanças na fatura energética das famílias e de energia para o país.

A energia que vai poupar pode ser vista através da redução do consumo direto de energia utilizada para a climatização da sua habitação ao longo do ano.

 

Apoio Institucional

O lançamento do SEEP Janelas contou com o apoio:

Desenvolvimento da metodologia

A metodologia foi realizada por laboratórios com competência comprovada na investigação de janelas e material de construção.

Simulador desenvolvido no âmbito do projecto “Rótulo voluntário para certificação de eficiência energética de materiais e soluções construtivas (CEEMSC)”, financiado pelo QREN, através do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), com investimento proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

COMPETE - QREN - FEDER  
​​​​​
​​