​​
​​​​

Perguntas Frequentes

Sobre o SEEP

O que é o SEEP (Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos)?

O SEEP é um sistema de etiquetagem voluntário que permite ao utilizador final comparar o desempenho energético de produtos pela sua classificação energética.

Que produtos são abrangidos pelo SEEP?

O sistema incide prioritariamente sobre produtos não regulados pela Diretiva de rotulagem energética, mas que desempenham um papel fulcral no consumo e consequente desempenho energético dos edifícios.
O primeiro produto com etiqueta energética do SEEP são as janelas, disponível desde Maio de 2013.

Que informação se pode obter da etiqueta SEEP?

A etiqueta apresenta a classificação do desempenho energético do produto numa escala de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficiente), o que permite comparar produtos de uma mesma família, avaliados nas mesmas condições e segundo os mesmos critérios.
Além da classificação energética, a etiqueta SEEP inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual, e que permitem ao consumidor consultar na base de dados do sistema SEEP informação detalhada sobre o produto adquirido.

A etiqueta SEEP é única para cada produto?

Sim, cada etiqueta é identificada com um número único que permite a sua rastreabilidade. Com esse número pode consultar no website do SEEP e aí encontrar a ficha técnica do produto com informação adicional.

Existem custos associados à emissão e utilização da etiqueta SEEP?

Não existem custos para o consumidor, que recebe o produto já etiquetado e pode aceder gratuitamente a toda a informação sobre o mesmo através da pesquisa pelo ID SEEP.

Existe controlo da qualidade das etiquetas SEEP emitidas?

Sim. Este é um dos fatores mais distintivos da etiquetagem SEEP: a existência de mecanismos para verificação sistemática da validade técnica e da adequação das etiquetas emitidas, com recurso a um sistema de fiscalização e a ensaios independentes dos produtos.

Como distingo uma etiqueta SEEP das outras?

O logotipo SEEP está bem visível em cada etiqueta e cada uma tem um número de identificação único cuja validade poderá ser confirmada no website do sistema, pesquisando pelo ID SEEP

Onde posso adquirir os produtos etiquetados pelo SEEP?

A etiqueta SEEP é acessível a todos os fabricantes dos produtos abrangidos mediante simples adesão ao sistema para emissão de etiquetas, pelo que qualquer fornecedor está em condições para lhe vender produtos etiquetados. Peça a etiqueta SEEP ao fornecedor que escolheu.

Sobre o SEEP Janelas para Particulares

Vou substituir as minhas janelas de casa, qual a vantagem de escolher uma de classe A?

A opção por uma janela de classe “A” em substituição de outra com desempenho equivalente à classe “F”, pode significar até 50% de redução nas necessidades de energia através das janelas para aquecimento e para arrefecimento. Além da poupança na fatura energética, beneficiará ainda de uma casa mais confortável e com menos ruído vindo do exterior.

Como posso obter ajuda para escolher as janelas para a minha casa?

Todas as empresas aderentes ao SEEP possuem profissionais qualificados com capacidade para lhe explicar qual a melhor solução para a sua casa. Além da classe energética a etiqueta possui informação técnica adicional que poderá ajudá-lo na tomada de decisão. Fale com um profissional.

Como sei se uma empresa está habilitada a emitir etiquetas energéticas SEEP?

No site do SEEP pode consultar todas as empresas aderentes, pelo que bastará visualizar a listagem pública ai disponível.

Existem instaladores de Janelas com formação adequada?

Além da qualidade do produto, o SEEP preocupa-se com a qualidade da instalação efetuada, pelo que foram desenvolvidas ações de formação específicas para estes profissionais com a ajuda do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons). Esta formação é direcionada para os instaladores das empresas aderentes ao SEEP.

A Janela instalada não coincide com a informação indicada na etiqueta energética. O que fazer?

Se após a instalação verificar que a janela instalada não corresponde à etiqueta fornecida contacte a ADENE e a Equipa SEEP através do endereço seep@adene.pt

A empresa que me fornece e instala as janelas diz que não pode emitir etiquetas energéticas. Como posso confirmar esta situação?

A adesão ao SEEP por parte das empresas é gratuita pelo que qualquer empresa que cumpra com os requisitos de qualidade em vigor (marcação CE e inscrição no INCI) esta habilitada a aderir e a emitir as etiquetas energéticas. Consulte a lista de empresas aderentes ou contacte a ADENE para mais informações.

Sobre o SEEP Janelas para Empresas

Quem pode aderir ao sistema SEEP Janelas?

As empresas que podem aderir ao SEEP Janelas são os Fabricantes de Janelas, os Detentores de Sistemas, Instaladores de Janelas e os Produtores de Vidro.

Porquê aderir?

Porque é um sistema voluntário que permite distinguir e valorizar a oferta da empresa, destacando o seu valor acrescentado através classificação do desempenho energético numa escala de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficientes). Está também a facilitar a comunicação com o cliente final, ajudando-o a fazer uma escolha eficiente.

Que custos existem para os fabricantes aderentes?

O único custo para as empresas é o custo de cada etiqueta, sendo este um valor simbólico que reverte, na sua grande maioria, para ações de marketing comum sobre janelas eficientes. Desta forma, o SEEP pretende ser um instrumento eficaz para ajudar à dinamização do mercado, incentivando os consumidores à troca de janelas.
Os custos de emissão de etiquetas é de 2.95€ por etiqueta ou, no caso dos associados da ANFAJE este custo reduz para 2.5€ por etiqueta.

Como aderir ao sistema?

A adesão ao sistema é muito simples e processa-se na área “Aderir ao SEEP”.
Aí poderá encontrar um formulário de adesão que deve ser preenchido. Após preenchimento o perfil da empresa é validado pela equipa SEEP.
A partir do momento em que é reconhecido a empresa fica automaticamente habilitada a emitir as etiquetas dos seus produtos.
Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, contate a ADENE através do endereço seep@adene.pt ou do telefone 214 722 800.

O que é necessário para caraterizar os produtos no sistema?

Para caracterizar os produtos no sistema apenas é necessário utilizar os resultados dos ensaios da marcação CE. Estes contêm a informação necessária para a determinação dos parâmetros obrigatórios para a avaliação do desempenho energético, não tendo por isso custos acrescidos.

Se os meus produtos ainda não tiverem sido ensaiados para a marcação CE, o que fazer?

Neste caso, deverá solicitar ensaios ao produto que pretende introduzir no sistema. Estes ensaios terão de ser realizados em organismos Acreditados ou Notificados (LNEC ou ITeCons). Os resultados desses ensaios poderão ser utilizados para os dois efeitos: marcação CE e caracterização do desempenho energético pelo SEEP.

Tenho de comprar equipamentos informáticos específicos para emitir etiquetas SEEP?

O sistema SEEP funciona numa plataforma eletrónica desenvolvida pela ADENE - Agência para a Energia, disponibilizada gratuitamente às empresa e na qual os vários intervenientes trabalham para emitir as etiquetas e os consumidores acedem para encontrar informação sobre os produtos. Em princípio, não necessitará de comprar novos equipamentos informáticos, bastará usar os que já dispõe.

Como posso emitir as etiquetas?

O fabricante aderente ao SEEP pode emitir etiquetas através da plataforma informática de suporte ao sistema, acessível através da internet. Aí terá acesso a uma área reservada que permite a criação e a impressão das etiquetas energéticas. As etiquetas serão emitidas em formato digital, prontas para serem impressas em papel adequado para afixar no vidro e no caixilho.

Que formato de etiquetas existem para as janelas?

Cada janela etiquetada terá obrigatoriamente de ter duas etiquetas SEEP:
Uma etiqueta que será colada no vidro
Pretende-se com esta etiqueta que o cliente final visualize sem qualquer problema a classe energética da janela que está a adquirir, podendo ser removida do vidro ou caixilho a qualquer momento pelo utilizado.
Uma segunda etiqueta
Mais pequena que estará numa zona protegida do caixilho e que irá “viver” com a janela, permitindo a identificação do produto a qualquer momento.

Cada janela tem uma etiqueta diferente?

Sim, cada janela deve ter uma etiqueta única que a caracteriza e identifica com um número único que permite a sua rastreabilidade. Com esse número, os consumidores poderão consultar o website do SEEP e aí encontrar a ficha técnica do produto.

Existe fiscalização e controlo da qualidade das etiquetas emitidas?

Sim. Este é um dos fatores mais distintivos da etiquetagem SEEP: a existência de mecanismos para verificação sistemática da validade técnica e da adequação das etiquetas emitidas, com recurso a um sistema de fiscalização e a ensaios independentes dos produtos.

O SEEP Janelas vai estar ligado a outros sistemas de registo?

Sim, o SEEP Janelas está integrado com o SCE (certificação energética de edifícios) e os peritos qualificados irão verificar a existência e número das etiquetas nas janelas instaladas nas habitações. Isso ser-lhe-á útil para uma melhor caracterização das janelas no certificado energético. Caso se verifiquem anormalidades, como duas etiquetas com o mesmo número, a situação será identificada e reportada à ADENE, para que esta possa averiguar e, se necessário, atuar junto dos responsáveis.

Como posso utilizar a marca SEEP nas campanhas de marketing?

Apenas as empresas aderentes poderão utilizar a marca SEEP gratuitamente. A utilização da marca obedece a normas específicas que podem ser consultadas na sua área reservada em “Utilização da marca”.