ADENE lança nova marca "CLASSE+" para distinguir a eficiência energética

 

A ADENE – Agência para a Energia lança a nova marca “CLASSE+” (Classe Mais) para a etiquetagem energética voluntária de produtos, uma iniciativa enquadrada na atividades da agência para a aceleração da eficiência energética na habitação particular. 

A nova marca tem como assinatura “A eficiência tem classe” e irá distinguir produtos e equipamentos com influência nos consumos de energia nos edifícios, mas que não são abrangidos pela etiqueta energética europeia. O primeiro produto etiquetado pelo CLASSE+ são as janelas, cujo desempenho energético passa agora a ser classificado numa escala que vai de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente). A ADENE está já a preparar também a classificação de elevadores, tintas e soluções de isolamento térmico.

As principais empresas do setor das janelas associaram-se ao lançamento do CLASSE+ e terão os seus produtos classificados já a partir de 2018. Neste grupo de empresas pioneiras estão os maiores fabricantes de janelas e as principais empresas detentoras de sistemas em Portugal. Para João Gomes, presidente da ANFAJE – Associação Nacional de Fabricante de Janelas Eficientes, esta forte adesão inicial constitui “um claro sinal de envolvimento e empenho das empresas do setor, garantindo-se assim uma rápida incorporação e afirmação no mercado da nova marca CLASSE+ e da etiquetagem energética de janelas”.

Por seu lado, Paulo Santos, coordenador da área de etiquetagem energética da ADENE refere a importância da oportunidade colocada pelo CLASSE+ para se trabalhar com as diferentes fileiras industriais do sector dos edifícios em prol da eficiência energética e dos consumidores: “A colaboração que renovámos com a ANFAJE pode ser replicada com outras associações, evidenciando a qualidade e a capacidade de inovação das nossas empresas . Se pensarmos que cada 1 euro investido na escolha de soluções CLASSE+ para melhoria da envolvente de um edifício, pode significar até 1,5 euros de retorno ao proprietário em apenas 10 anos, facilmente percebemos o potencial que isto representa.” 

De realçar que, só nos 1,3 milhões de certificados energéticos das casas emitidos em Portugal, foi possível verificar que existem perto de 1 milhão de janelas que podem ser substituídas para outras mais eficientes. Globalmente, isso poderia significar mais de 5 milhões de euros de poupança de energia por ano para as famílias nessas habitações, para além de uma enorme melhoria do conforto das habitações e da saúde dos seus ocupantes. A ADENE, com a nova marca CLASSE+, propõem-se acelerar o aproveitamento deste potencial e assim contribuir ainda mais para um Portugal energeticamente eficiente.


Sobre as empresas pioneiras CLASSE+

Foram 19 as empresas que aderiram, desde a primeira hora, à etiquetagem energética de janelas, afirmando-se assim como empresas CLASSE+, empenhadas na inovação de produtos eficientes, na promoção da eficiência energética e na proteção do ambiente. Estas empresas pioneiras serão as primeiras a mostrar que… “a eficiência tem classe”.

Lista de empresas aderentes (por ordem alfabética): Alunik, BenePVC, Caixiave, Caixilour, Cidade PVC, Deleme Janelas, Eurocaixilho, Extrusal, My Window, Kommerling, Preference, Rehau, Reynaers, Salamander, SAPA, Serralharia Estrela, TAFE, Tagus PVC, VEKA.


Sobre a etiqueta energética de janelas CLASSE+

A etiqueta energética de janelas é uma nova forma, mais fácil, dos consumidores saberem quais as janelas mais eficientes com que poderão poupar energia e ganhar em conforto. Tudo isto usando a escala de cores que já nos é familiar de “F” a “A+” e com a inclusão de pictogramas que tornam mais claro o que significa cada parâmetro. Evita-se assim que as pessoas tenham de lidar apenas com um “jargão técnico” que não é facilmente entendível para a maior parte dos consumidores.

A etiqueta é também uma forma de assegurar a responsabilização das empresas, pois está sujeita a um processo de verificação de qualidade da informação que nela consta, atuando como um instrumento de vigilância do mercado. Para as empresas aderentes à nova etiqueta energética CLASSE+, esta pode ser um instrumento de credibilização da sua oferta, capaz de reforçar a confiança dos consumidores e assim potenciar o investimento em soluções devidamente etiquetadas. Saiba mais em www.classemais.pt.


Sobre a ADENE

A ADENE - Agência para a Energia é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade. Conheça a ADENE em www.adene.pt.


Sobre a ANFAJE

Constituída em janeiro de 2010, a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes pretende representar e defender os associados bem como fomentar o desenvolvimento sustentável e a inovação do sector das janelas em Portugal. Veja em www.anfaje.pt​.