​​​​

Etiqueta SEEP - Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos

Devido às limitações que a etiquetagem europeia apresenta, a ADENE - Agência para a Energia desenvolveu um sistema que pretende colmatar as limitações existentes e aumentar a gama de produtos etiquetados.

O SEEP - Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos é um sistema de marcação ou etiquetagem voluntário que permite ao consumidor comparar o desempenho energético de produtos pela sua classificação.

A nova etiqueta alarga o conceito, já aplicado aos eletrodomésticos, da classificação do desempenho energético, a produtos não regulados pela Diretiva de rotulagem energética, mas que desempenham um papel fulcral no consumo e consequente desempenho energético das casas.

O desempenho energético dos produtos esta classificado numa escala de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficiente), permitindo assim uma comparação direta entre artigos, facilitando a aquisição dos mais eficientes na poupança energética.

Além da classificação energética, a etiqueta SEEP inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual, possibilitando a consulta de informação mais detalhada sobre o produto adquirido.

Vantagens da Etiquetagem Energética

  • Escolha consciente de produtos energeticamente mais eficientes;
  • Redução da fatura energética;
  • Disponibilização de informação exclusiva sobre o produto adquirido;
  • Garantia que o sistema oferece na emissão e fiscalização das etiquetas;
  • Maior rigor e controlo de qualidade dos produtos etiquetados;
  • Valorização da habitação/edifício.

Produtos SEEP

Janelas Eficientes

 

As janelas eficientes são o primeiro produto etiquetado desenvolvido pelo SEEP, de particular relevância para pequenas intervenções, reabilitações ou obras de melhoria realizadas em edifícios existentes. Para estas operações, dependentes do proprietário do imóvel que procura produtos eficientes, a etiquetagem será um importante instrumento para estimular essa pesquisa.

Instalações de Elevação Eficientes

 

Com a construção de edifícios cada vez mais altos, as instalações de elevação eficientes tornam-se de especial importância para reduzir os consumos de energia. Mesmo em edifícios existentes, no caso de reabilitações, a eficiência energética ocupa cada vez mais espaço no planeamento e desenvolvimento dos projetos para corresponder aos desejos dos proprietários. A etiqueta energética para os ascensores, escadas mecânicas e tapetes rolantes promovida pelo SEEP pretende ajudar as empresas e consumidores a atingir estes objetivos.

​​