​​

SEEP Janelas

As janelas são elementos críticos no conforto térmico de um edifício. As janelas são responsáveis não só por perdas de calor no Inverno, mas também por ganhos de calor no Verão, revelando-se como um dos elementos chave e com elevado potencial de melhoria numa habitação. Tal facto é comprovado pelo elevado número de certificados energéticos que apresentam a intervenção nos vãos envidraçados como uma das medidas de melhoria no desempenho energético do imóvel.

Veja aqui uma apresentação do SEEP Janelas

Neste sentido é essencial comunicar ao proprietário não só o potencial de melhoria das suas janelas, mas também ajudá-lo a selecionar os produtos que respondem às suas necessidades e apresentam o melhor desempenho energético, dotando o consumidor de mais informação para além dos conceitos genéricos que hoje traduzem a perceção de janelas eficientes: “vidro duplo” e “corte térmico”.

De particular relevância são as pequenas intervenções, reabilitações ou obras de melhoria realizadas em edifícios existentes. Para estas intervenções, dependentes do proprietário do imóvel que procura produtos eficientes, a etiquetagem será um importante instrumento para estimular essa procura.

A crescente utilização de janelas com classes mais eficientes de desempenho, quer por opção dos consumidores, quer por sugestão dos próprios fabricantes ou instaladores, irá potenciar a redução da fatura energética das famílias e consequentemente importantes economias de energia para o país. Adicionalmente as janelas mais eficientes proporcionam também reduções significativas dos níveis de ruido exterior sentido no interior das habitações, pelo que os níveis de conforto global no imóvel aumentam consideravelmente.

Benefícios:

As vantagens de aderir ao SEEP traduzem-se em:

  • Reconhecimento, credibilidade e distinção dos produtos;
  • Maior confiança do consumidor final;
  • Distinção dos produtos com melhor desempenho energético;
  • Comparação transparente entre produtos;
  • Maior facilidade na recomendação/prescrição de produtos eficientes;
  • Garantia de qualidade reconhecida pelo mercado;
  • Dinamização do mercado.

Adesão SEEP Janelas

No âmbito da etiquetagem energética de janelas, foi estabelecido um acordo (também disponível em espanhol) entre a ADENE e a ANFAJE, também aplicável a não-membros da ANFAJE, onde são definidas as regras de funcionamento do sistema.

Em conjunto com o acordo quadro definido com a ANFAJE, estão também publicadas as regras de funcionamento da plataforma SEEP Janelas, que devem ser seguidas com a adesão.

O processo de adesão pressupõe a aceitação das regras estabelecidas no Acordo Quadro e nas Regras de Funcionamento da Plataforma SEEP Janelas pelo deve fazer a leitura integral de ambos os documentos.

Alguma das regras mais importantes para a utilização do sistema são:

  1. O funcionamento do SEEP desenvolve-se a partir de um sistema informático de suporte acessível online, gerido pela ADENE, a partir de uma área pessoal e privada onde registam os seus dados referentes à empresa e às caraterísticas dos produtos para os quais emitem etiquetas ou identificam sistemas de produtos que serão utilizados para a emissão de etiquetas;
  2. A emissão de etiquetas energéticas é realizada por unidade de janela e a cada etiqueta corresponde um número unívoco e identificador de cada etiqueta, não existindo duas etiqueta com o mesmo número;
  3. Os produtos etiquetados serão identificados com uma pequena etiqueta específica de registo que indica o número desse registo no SEEP;
  4. A adesão ao SEEP pressupõe que os Detentores de Sistemas, Produtores de Vidro e Fabricantes declaram e garantem os elementos que servem de base à caraterização dos produtos, nomeadamente a documentação técnica (ensaios, especificações, etc.) de suporte aos valores declarados, cumprem as exigências específicas em matéria de cumprimento de normalização, especificação técnica, marcação CE ou outra aplicáveis;
  5. Consulte aqui as regras, para que com os parâmetros da marcação CE obtidos nos ensaios normalizados, possa caraterizar os seus produtos e obter a classificação energética das suas Janelas.

Com a aceitação das regras constantes no acordo pode proceder com o registo da seu empresa no SEEP.
Caso tenha alguma dúvida no processo, pode consultar este guia ou entrar em contacto connosco para:

  • Telefone: 214 722 800
  • Correio eletrónico: seep@adene.pt

Utilização da marca SEEP

Ao aderir ao Sistema terá acesso a um Media Kit com conteúdos de marketing e a disponibilização da marca SEEP para utilizar nos seus produtos. Poderá encontrar essa informação na sua área de acesso reservado.

Apoio Institucional

​​

A ANFAJE é uma associação cujo principais objetivos são a representação dos seus associados, a defesa dos seus legítimos interesses e da sua qualificação profissional bem como a promoção do desenvolvimento sustentado do setor das janelas e fachadas ligeiras e das vantagens das Janelas Eficientes.


Veja mais no website da ANFAJE

​​​​​​​​​​