​​​​​​​​

Alvenarias

O setor da construção é responsável por 40% da energia final consumia na União Europeia (UE). Para reduzir esta pegada a UE lançou diversas iniciativas para a melhoria da eficiência energética neste setor, das quais se destaca a Diretiva 2010/30/EU, que introduziu o conceito de etiquetagem energética para apoiar os consumidores na escolha de produtos energeticamente mais eficientes e incentivar a indústria no seu desenvolvimento. Para a criação destas etiquetas o desenvolvimento de metodologias de classificação energética revela-se uma necessidade urgente.

O Plano de Promoção de Etiquetagem Energética de Produtos consistiu no desenvolvimento de um metologia de cálculo para classificação energética das alvenarias do setor da construção. Para esse efeito, identificaram-se as propriedades relevantes para o desempenho energético das alvenarias e respetivas metodologias de avaliação experimental. Foi desenvolvido um procedimento de cálculo para simulações energéticas de uma habitação referência em território nacional.

Aqui pode aderir ao simulador que permite avaliar o desempenho energético das alvenarias que a sua empresa comercializa

 

Caso tenha alguma dúvida no processo, pode entrar em contacto connosco para:

  • Telefone: 214 722 800
  • Correio eletrónico: seep@adene.pt

Promotores

ITeCons Centi

Financiamento

Projeto financiado através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) financiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE) no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)